Você sabia que uma tosa incorreta pode vir a trazer problemas para a saúde do seu pet? Não? Tudo bem, a maioria das pessoas também não sabe! O uso da máquina de tosa na aparagem da pelagem dos cães é quase que unânime em muitos pet shops ao redor do mundo. No entanto, essa prática é um tanto quanto problemática, visto que cada peludinho possui uma pelagem específica e que, dessa forma, precisa de uma atenção individual para com ela. É o caso dos cães de pelagem dura.
Provenientes de regiões frias da Europa, os cães de pelagem dura, como alguns do grupo de raças Terrier, necessitam de um tipo especial de tosa denominado hand-stripping. Mas o que é o hand-stripping? A gente te conta agora!
Uma técnica relativamente nova no campo do banho e tosa, o hand-stripping consiste em retirar a pelagem vel do FILHOt. Esse procedimento pode ter tanto propósitos estéticos quanto pode visar à saúde do peludinho.
O profissional responsável por esse tipo de tosa é chamado de groomer e é ele que executará todo o processo. O groomer usa alguns instrumentos específicos, tais como uma faca com dentes, tesoura semi dentada e, até mesmo, uma pedra vulcânica na remoção dos pelos. De forma cuidadosa ele puxa os pelos do cãozinho e dá lugar à nova pelagem.
Apesar de parecer estranho dizer que a pelagem do bichinho será retirada, este é um processo natural para ele. Cães como o West Highland Terrier, o Jack Russel Terrier e o Schnauzer são exemplos de peludinhos que precisam realizar o hand-stripping.
Em tempos antigos, eles auxiliavam os seres humanos em atividades como a caça e, dessa forma, estavam sempre expostos às intempéries do tempo. Ao se aventurarem nos campos, a pelagem superficial desses animais ia se agarrando aos galhos, às pedras e em qualquer coisa que estivesse em seu caminho. Assim, o processo de hand-stripping não era necessário, pois tudo acontecia naturalmente.
Esse processo é totalmente indolor para o peludinho, visto que o pelo já está pronto para ser removido, sem causar maiores problemas para o bem-estar daquele.
Mas como assim o pelo já está removido? É bastante simples, na verdade. Os cães de pelagem dura possuem duas camadas de pelo, uma camada mais dura e áspera (pelo primário) e uma camada mais macia, com aspecto de lã (subpelo). Essa lã precisa ser removida para que o pelo primário cresça forte e saudável, daí a necessidade de se realizar o hand-stripping nesse tipo de pelagem.
Você já deve ter visto essa situação por aí, em seres humanos mesmo, quando ocorre uma depilação nossos pelos tendem a voltar mais ásperos e grossos. O mesmo acontece no caso desses peludinhos e, para eles, isso é ótimo! O pelo primário irá carregar todos os nutrientes que precisa para ser saudável e bonito.
Outra questão importante diz respeito à saúde do peludinho. Como antigamente o processo de remoção desses pelos era natural, não era necessário que os tutores se preocupassem com ele. Hoje em dia, no entanto, a maioria dos nossos FILHOts vivem em casas e apartamentos, o que dificulta a renovação natural da pelagem.
Assim, se esse processo não for realizado adequadamente por um profissional, o peludo corre o risco de desenvolver alguns problemas.
Muitos tutores ainda optam por realizar a tosa por máquina, o que é extremamente não recomendável no caso desses catiorinhos. Como dito anteriormente, essas fofuras possuem duas camadas de pelo e, quando a máquina é utilizada para a tosa, o organismo do peludo não vai responder de maneira saudável.
No caso dos cães de pelagem dura, o corpo já espera que esse pelo seja removido e não tosado. Dessa forma, o organismo do peludo enviará o dobro de subpelo para o folículo, fazendo com que ele sufoque o pelo primário e, consequentemente, obstrua aquele.
Essa obstrução do folículo irá gerar um problema de pele no peludinho, a foliculite, uma infecção causada pelo entupimento dos bulbos pilosos. Inicialmente, ela pode apresentar alguns sintomas como pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; pele avermelhada e inflamada e, também, coceira e sensibilidade na região. É importante que, nesses casos, o tratamento seja executado corretamente para que não se desenvolva algo mais grave, que poderá causar problemas na pelagem do FILHOt.
Mais importante ainda é que você opte pela tosa recomendada para seu peludo, pois assim você trabalhará na prevenção! Como diz o velho ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.
Alguns tutores podem relacionar esses distúrbios na pele do peludo a outros fatores quando, na verdade, a simples mudança do tipo de tosa pode melhorar consideravelmente esses problemas. Além disso, pode também deixar a pelagem do FILHOt mais vistosa e brilhante!
E aí, já sabe tudo sobre hand-stripping? Massa!